NCST NACIONAL: COMITÊ ORGANIZADOR DO FÓRUM SOCIAL TERÁ REUNIÃO IMPORTANTE NO DIA 7 DE JANEIRO



O presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Rio Grande do Sul -Nova Central/RS representa a entidade nas atividades preparatórias ao Fórum Social Temático 2013. Desde o lançamento do evento, promovido no Espaço Fórum Democrático, da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), dia 17/12.
A solenidae de lançamento reuniu lideranças do movimento sindical, social e personalidades do meio político, com destaque para o prefeito José Fortunati; Alexandre Postal, presidente da ALRS; João Motta, secretário de Planejamento Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do estado, no encontro representando o governador Tarso Genro, e o vereador Marcelo Sgarbossa, eleito no pleito passado com o ciclismo como plataforma. 
Acompanhado por Dercírio Júnior, líder da Juventude da Central no estado, Valter Souza ratificou a posição da Central de apoiar o entrelaçamento do movimento social em termos mundiais, “para contrapor as idéias contrárias à coexistência entre emprego e desenvolvimento sustentável”, disse. 
Mesmo pensamento manifestado pelo prefeito de Porto Alegre que vê nas edições do FST oportunidades de qustionar a visão meramente rentista do Fórum Econômico Mundial, realizado simultaneamente em Davos, na Suíça. Fortunati, que já anunciou a construção do Memorial do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, confia na capacidade do evento de influenciar o pensamento global, especialmente diante da crise que se abateu na Europa e Estados Unidos, desde 2009. 
A exemplo do ocorrido em edições anteriores, Valter Souza confirmou a presença de lideranças da Nova Central de todos os estados da federação, já o tema das Cidades e Desenvolvimento Sustentável é do interesse central dos trabalhadores urbanos, frisou o sindicalista. Sob o lema “Democracia, Cidades, Desenvolvimento Sustentável e Trabalho Decente”, o evento internacional ocorrerá na Capital entre os dias 26 e 31 de janeiro próximo e apresenta como novidade a abertura em um sábado, o que – para Lélio Luzardi Falcão, coordenador do FST e presidente da Associação dos Amigos do Fórum Social Mundial – poderá facilitar a incorporação dos porto-alegrenses às atividades, como a passeata, o seminário de abertura e o espetáculo musical (no Anfiteatro Pôr-do-Sol), mas também evitar transtornos decorrentes da concentração de pessoas de tamanha proporção no Centro da cidade.
 Os espaços específicos para debates – chamados de “mundos” – deverão dobrar de número – relativamente aos 12 organizados em 2012, a partir da inclusão de temas como ética e ciclismo. A oficina Mundo do Trabalho, organizada em nível nacional pelas Centrais Sindicais, tem se constituído no maior espaço dentro do FST, reforçando a ideia de unidade da classe trabalhadora.

A próxima reunião do comitê organizador foi agendada para o dia 07 de janeiro, a três semanas da abertura do acontecimento global. 
 Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)

Do Site da NCST-NACIONAL
COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "NCST NACIONAL: COMITÊ ORGANIZADOR DO FÓRUM SOCIAL TERÁ REUNIÃO IMPORTANTE NO DIA 7 DE JANEIRO"

Postar um comentário

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.
NCST-MA - Presidente: Raimundo Henrique da Silva Endereço: Av. Senador João Pedro, Casa do Trabalhador Sindicalizado-Sl 01 - Centro | 65025-150 Telefone: (98) 3221-3679 E-mail: ncst-ma@hotmail.com

Receba atualizações por e-mail