NCST-MA PROMOVE CURSO DE FORMAÇÃO SINDICAL

Com iniciativa do Sindicato dos Rodoviários e Ministrada pelo Sr. Sebastião Soares, filósofo, jornalista, professor, escritor, diretor de comunicação da NCST e diretor de negociação coletiva da CSPB, a palestra com o tema: “Os princípios da negociação coletiva”, se estendeu durante parte da manhã do dia 20 de Março do corrente ano, onde foi discorrido os pontos característicos de uma negociação coletiva, como se portar durante uma negociação coletiva e instruções acerca de negociação.


A acessoria de comunicação da NCST - MA entrevistou o Sr. Raimundo Henrique da Silva presidente da NCST - MA

Qual a importância do curso de negociação coletiva para a classe trabalhadora?


Dentre todos os cursos de capacitação de lideranças sindicais, o principal e fundamental é o conhecimento sobre negociação coletiva, até porque não se pode falar em sindicalismo se não tocar no assunto das negociações, pois esses acordos ou negociações começaram desde quando se formou a quase trabalhadora durante a revolução industrial na Inglaterra. O desenvolvimento do movimento sindical se dá pelas negociações, pois são ferramentas importantes, principalmente para os membros da comissão de negociação, que são aquelas pessoas que vão sentar-se à mesa com o patrão para negociar com o sindicato patronal, essa pessoa tem que ser conhecedora principalmente do setor que ele representa e estar muito bem preparada para representar uma categoria numa mesa de negociação.

Onde e como o trabalhador pode utilizar aquilo que ele absorveu durante o curso no movimento sindical exercido pelo sindicalista?


A maioria das categorias de trabalhadores tem um sindicato que os representa e geralmente tem uma “data base” e ele vai utilizar isso como principio para uma negociação amigável, os trabalhadores irão utilizar tudo o que aqui foi explicitado na mesa de negociação, a maneira sobre como se comportar diante do patrão, para que ele esteja preparado de igual para igual, nesses cursos de negociação coletiva o sindicalista aprende como se portar numa mesa de negociação, pois o patrão muitas das vezes tenta desviar o foco da pauta de discussão, para que nada seja resolvido.

Habilidades de comunicação ou corporais podem decidir a pauta central de uma mesa de negociação coletiva?

São questões centrais, pois na mesa de negociação, os representantes dos trabalhadores precisam ter uma postura em que não venha ferir a imagem do mesmo como representante da categoria e, portanto, se posicionar de forma adequada 


















COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "NCST-MA PROMOVE CURSO DE FORMAÇÃO SINDICAL"

Postar um comentário

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.
NCST-MA - Presidente: Raimundo Henrique da Silva Endereço: Av. Senador João Pedro, Casa do Trabalhador Sindicalizado-Sl 01 - Centro | 65025-150 Telefone: (98) 3221-3679 E-mail: ncst-ma@hotmail.com

Receba atualizações por e-mail