NO MARANHÃO A NOVA CENTRAL PARTICIPA DE NEGOCIAÇÃO ENTRE ACS’s E GOVERNO DO ESTADO


Ao término da V Marcha Estadual de Agentes Comunitários de Saúde do Estado do Maranhão que reuniu caravanas de nove municípios foi aberta a mesa de negociação do governo do estado e trabalhadores com a presença de representantes dos municípios presentes na marcha, entre eles, São João dos Patos, Grajaú, Timon, Cachoeira Grande, Santa Quitéria, Presidente Juscelino, Formosa de Serra Negra, São Luís e outros.

Na mesa, estavam representantes de todos os municípios presentes na marcha, Sérgio Gutemberg, representante do SINDACS SÃO LUÍS E DA FEMACS – Federação Maranhense de Agentes Comunitários de Saúde; a NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES - NCST na pessoa do companheiro Luíz Henrique; CONTRATUH - CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS EMPREGADOS EM TURISMO E HOSPITALIDADE, DA FETHEMAPI - FEDERAÇÃO INTERESTADUAL DOS EMPREGADOS EM TURISMO E DO SINDEHOTÉIS - SINDICATO DOS HOTELEIROS DE SÃO LUÍS representados pela companheira Ana Mendonça.

Em reunião com o subsecretário de saúde do estado Sr. José Marco Leite foram apresentadas as reivindicações: 

1. O cumprimento da PLE 169/2009

2. A abertura do 2ª Módulo da ETSUS - Escola Técnica do SUS 

E surgiu alí mais uma pauta que foi a questão do transporte dos ACS's durante a realização de suas atividades nos municípios, tendo em vista a grande dificuldade de deslocamento muitas das vezes em lombos de cavalos de um município para o outro para assim os ACS’s desenvolverem suas funções.

Segundo o subsecretário ressaltou que será necessário especificar o valor que os ACS's querem, para processar o pedido da PLE 196/2009 já aprovada. Sobre as outras reivindicações ficou acertada a mesa permanente de negociações com os sindicatos

Com isso, na manhã desta Segunda-feira (21/10), o companheiro Sérgio Gutemberg presidente do SINDACS-SÃO LUÍS encaminhou um ofício á SES/MA com o valor acertado entre os ACS's alí representados.

A NOVA CENTRAL no maranhão declarou apoio total á negociação dos Agentes Comunitários de Saúde no Estado do Maranhão, tendo em vista que a categoria cresce e conquista cada vez mais, só neste ano, com a fundação do Sindicato Intermunicipal de São João dos Patos e Sucupira do Riachão, conquista de maiores salários como em São Luís que o bruto chegou a R$ 1.032, a V edição da Marcha Estadual dos ACS’s e entre outras conquistas de extrema relevância para a categoria.
COMPARTILHAR:

+1

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.
NCST-MA - Presidente: Raimundo Henrique da Silva Endereço: Av. Senador João Pedro, Casa do Trabalhador Sindicalizado-Sl 01 - Centro | 65025-150 Telefone: (98) 3221-3679 E-mail: ncst-ma@hotmail.com

Receba atualizações por e-mail