Dia de prevenção a doenças ocupacionais comemorado com encontro em São Luís

2 de março de 2014.

De acordo com o Ministério da Saúde, doenças ocupacionais são aquelas que decorrem diretamente das condições de trabalho em que o profissional está inserido. A preocupação com a qualidade de vida do trabalhador tem sido cada vez maior por parte da rede pública de saúde e das entidades sindicais – em  função disso, chamar atenção para problemas desta natureza tem sido uma boa saída para preveni-los ou tratá-los.

O 28 de fevereiro é o Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT – duas siglas que correspondem a Lesão por Esforço Repetitivo/Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho. Tais doenças são decorrentes das relações e da organização do trabalho, em casos onde as atividades são realizadas com movimentos repetitivos, com posturas prolongadas, trabalho muscular parado, sobrecarga mental, ritmo intenso de trabalho, pressão por produção, relações conflituosas e estímulo à competitividade.

Atinge homens e mulheres em plena fase produtiva, inclusive adolescentes, podendo evoluir para incapacidade parcial ou permanente, como a aposentadoria por invalidez. Os sintomas são dor crônica, sensação de formigamento, dormência e fadiga muscular, devido a alterações dos tendões, musculatura e nervos periféricos.

Para lembrar a data e prevenir problemas relacionados às LER/DORT, a Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador do Maranhão (CIST-MA), em parceria com o o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), o Ministério Público do Trabalho, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão (SRTE-MA), o INSS, as Centrais Sindicais e seus sindicatos filiados promoveram, no dia 24 de fevereiro no auditório do Sindicato dos Bancários, a Oficina de Sensibilização sobre Prevenção às Lesões por Esforço Repetitivo (LER/DORT), que contou com a presença do Diretor de Organização e Relações Sindicais da NCST-MA, Cléber Silva dos Reis, que é conselheiro da CIST-MA pela Nova Central.

A programação do encontro contou com palestra ministrada pela médica fisiatra do CEREST, Lilia Isabel Câmara, que esclareceu o que são as LER/DORT; com a palestra "Ergonomia", ministrada pela médica do INSS, Érica Amanda Pereira Costa, além de ginástica laboral oferecida aos presentes, debate e apresentação das ações e atividades da CIST e do CEREST, realizada pelos representantes Manoel Lages e Adelany da Silva França.





COMPARTILHAR:

+1

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.
NCST-MA - Presidente: Raimundo Henrique da Silva Endereço: Av. Senador João Pedro, Casa do Trabalhador Sindicalizado-Sl 01 - Centro | 65025-150 Telefone: (98) 3221-3679 E-mail: ncst-ma@hotmail.com

Receba atualizações por e-mail