NCST solidariza com comunidades atingidas pelo rOmpimento da barragem do "fundão" em Mariana/MG

AOS(ÀS) TRABALHADORES(AS) E COMUNIDADES ATINGIDAS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM FUNDÃO EM MARIANA-MG



A Diretoria da Nova Central Sindical de Trabalhadores - NCST, manifesta intenso pesar e solidariedade às classes trabalhadoras e às comunidades atingidas pelo rompimento de barragem de rejeitos minerais de propriedade das empresas Samarco e Vale, no distrito de Bento Rodrigues, cidade de Mariana - MG.

Uma tragédia anunciada, infelizmente, que se repete e pode, potencialmente, se reproduzir com maior intensidade, caso nenhuma medida emergencial seja tomada pelas autoridades competentes, uma vez que a causa e a responsabilidade estão explicitas, apesar de negada pelos empresários, políticos e agentes do Estado, que por ação ou omissão assumem riscos e admitem, calculadamente, adoecimentos, mutilações e mortes, cujas vítimas são sempre os(as) trabalhadores(as) e as populações atingidas pela mineração. 

Uma grave violação aos direitos humanos e à vida, em todas as suas dimensões, pode novamente ser tratada como um acidente, como o imponderável, apesar de todas as evidências, laudos, previsões e recorrências semelhantes prenunciarem a dimensão trágica dessa ocorrência. Efeito de um risco assumido, caracterizado por uma conduta empresarial típica de dolo, cuja responsabilidade exige alguma medida punitiva exemplar às mineradoras que ultrapasse a simples reparação. Não há como negar ou omitir dezenas de mortes, danos físicos, mentais, sociais e ambientais, prejuízos irreparáveis, pois, todos, impossíveis de se contar ou calcular.

Pela solidariedade ampla e combate a injustiça sempre
COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "NCST solidariza com comunidades atingidas pelo rOmpimento da barragem do "fundão" em Mariana/MG"

Postar um comentário

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.
NCST-MA - Presidente: Raimundo Henrique da Silva Endereço: Av. Senador João Pedro, Casa do Trabalhador Sindicalizado-Sl 01 - Centro | 65025-150 Telefone: (98) 3221-3679 E-mail: ncst-ma@hotmail.com

Receba atualizações por e-mail