NCST realiza 4º Congresso Nacional com o tema Desenvolvimento com justiça social, nenhum direito à menos


Tendo como tema central "Desenvolvimento com Justiça social, Nenhum Direito a Menos!", aconteceu nos dias 26 a 28 de junho em Luziânia-GO, o 4° Congresso da NCST-Nacional, reunindo cerca de mil dirigentes sindicais, de diversas categorias, com o objetivo de discutir temas relacionados a conjuntura politica e de eleger a nova diretoria Nacional da Nova Central Sindical de Trabalhadores.



A delegação da NCST-MA, composta pelos delegados natos de cada entidade filiada participaram ativamente de toda a programação, por meio de representantes de diversas categorias como, Construção Civil, Químicos, Alfaiates, Bombeiros Civis, Agentes Comunitários de Saúde, Servidores da Justiça e Agricultura Familiar do Estado do Maranhão. 



O Congresso da Nacional, aconteceu em um momento de desafios para o movimento sindical Brasileiro, e  por isso abordou temas relacionados  à conjuntura política-social-econômica do país. Através de diversos grupos de trabalhos o referido evento discute assuntos relevantes a Estrutura sindical, ao Mundo do Trabalho, as Políticas Púbicas e principalmente às reformas propostas pelo atual governo Temer. Segundo o economista e diretor-técnico do Dieese, Clemente Ganz Lucio, em sua palestra de abertura do dia 26, o Brasil está vivendo a pior crise e cabe aos trabalhadores definir estratégias de enfrentamento, porém é necessário um conhecimento e um entendimento sobre a política do governo em curso, além de reorganizar a estrutura sindical, atuando com e respeito a classe trabalhadora.



A auditora aposentada Maria Lúcia Fatorelli, trouxe sua colaboração no tema envolvendo a dívida pública e a previdência social, deixando claros aos congressistas que “Governo fabrica déficit da seguridade social para justificar reformas”. Segundo ela, a corrupção se encontra nos três poderes e até no Ministério Público Federal, portanto é inadmissível que tenhamos que os trabalhadores estejam com seus direitos nas mãos de atores mentirosos e corruptos.



O Diretor de Assuntos Parlamentares Irineu da Silva Mendes registrou o 4° congresso Nacional da NCST como um momento histórico na representatividade das categorias, mostrando a vontade e compromisso do movimento sindical em construir unidade, se capacitar, fazer uma reforma de pensamento e pessoas, combater o atraso, fragmentação do movimento sindical nas bases, por uma política sindical arcaica ainda utilizadas por  dirigentes sindicais que contribuem com uma parcela significativa para os retrocessos que o governo federal tenta implementar as duras penas ao trabalhador. 



Afirma também a grande satisfação da delegação da NCST do estado do Maranhão em contribuir nesta luta e fazer parte desta história que irá garantir grandes avanços no presente e futuro dos trabalhadores Brasileiros.
COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "NCST realiza 4º Congresso Nacional com o tema Desenvolvimento com justiça social, nenhum direito à menos"

Postar um comentário

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.
NCST-MA - Presidente: Raimundo Henrique da Silva Endereço: Av. Senador João Pedro, Casa do Trabalhador Sindicalizado-Sl 01 - Centro | 65025-150 Telefone: (98) 3221-3679 E-mail: ncst-ma@hotmail.com

Receba atualizações por e-mail